Agora que estás junto à máquina de café, vais iniciar uma descida ao subsolo. À porta trancada, 3 vezes vais bater e ao guardião vais ter de responder: Onde colocas a garrafa de plástico depois de beber o sumo?
Segue em frente 18 passos. À esquerda, JQR são as iniciais. Entra no mundo da RECICLAGEM. Para que os resíduos possam voltar a ser matérias-primas, é necessário separar os diferentes materiais uns dos outros. Pede ajuda à fada madrinha e responde à seguinte pergunta: Que propriedades físicas permitem separar o PET do PS ?
Se olhares à tua volta, vais encontrar na parede a resposta para a próxima pergunta: Que produtos se aproveitam da reciclagem dos pneus?
Estás agora no andar de cima mas lembra-te que continuas na viagem ao interior daTerra.
Bate à porta, entra, e vira à esquerda.
Entraste no Laboratório, onde como verás a Física e a Geologia são íntimas amigas.
Na prensa verás o comportamento de um mármore sujeito a uma carga de aproximadamente 100kN. A tensão a que fica submetido neste caso é de cerca de 32MPa, e a deformação correspondente é lida no deflectómetro. Pede agora, aquele que lá se encontra, que retire a carga e observa o valor da deformação. Esta experiência leva-te a supor que este material teve um comportamento:
Já observaste muitas vezes os taludes das autoestradas, sobretudo quando te deslocas de carro e não tens outra coisa melhor para fazer...
Que características influirão na sua estabilidade?
Vira-te para a bancada em frente à prensa e observa a experiência proposta.
Dois materiais iguais te vão oferecer, um representará uma situação estável e outra instável, observa com atenção. Qual é a superfície mais estável?
A que se deverá o resultado obtido na experiência?
Segue em frente, seguro num caso, noutro com mais cuidado. Mas não deixes de apreciar a beleza destes mármores portugueses.Qual o tipo de acabamento mais seguro para a utilização em escadas?
Em frente, na mesa, três amostras vais encontrar. Imagina que são pilares de uma qualquer estrutura, verifica que todos são do mesmo material, têm a mesma secção, e supõe que se encontram sujeitos à mesma carga. Certamente que algum te inspira mais segurança. Qual?
À direita um poster vais poder observar. Nos jornais já leste com certeza notícias sobre queixas provocadas pelas obras do Túnel do Rossio. Sabias que podemos medir o nível de incomodidade e assim verificar a validade das queixas apresentadas? Repara que fizemos registos no 6º andar de um prédio, perto das obras. Nesse registo poderás encontrar dois gráficos referentes a normas internacionais que avaliam a incomodidade humana e os danos estruturais causados pelas vibrações. Gostarias de dormir nesse 6º andar?
Pensas que esse prédio apresentará deficiências estruturais?
É altura de sair do laboratório e virar à esquerda duas vezes.
Já pensaste como se serrarão aqueles grandes blocos de pedra que são extraídos das pedreiras e acabam tantas vezes em bancadas de cozinha, revestimentos ou pavimentos? Observa o disco de corte, se necessário pergunta, aquele que lá se encontra, qual o material que está na superfície de corte do disco. Qual destes materiais naturais Não consegue serrar uma rocha?
Agora que já estás ambientado ao Museu, inspira-te na mini exposição que fizémos sobre substâncias minerais industriais e resolve esta adivinha: Sou barro para moldar, sou sujidade dos sapatos, sirvo para fazer telhas e tijolos ou mesmo cimento, as plantas necessitam de mim para se desenvolver, mas também posso estar em tua casa, no chão, na banheira, na tua caneca do pequeno almoço ou na porcelana chinesa da sala… estou em quase todo o lado e por vezes nem dás por mim!
A utilização das Pedras Naturais em grandes monumentos e edifícios faz parte das melhores tradições portuguesas. A Pedra que estás a pisar neste momento, onde se podem ver bonitos fósseis de rudistas, encontra-se por toda a região da Grande Lisboa. Utiliza o painel com as principais rochas portuguesas para reconhecer a sua designação comercial.
Sob a vigilância do Prof. Alfredo Bensaúde, aqui estou cristalizado e mudo de cores consoante os meus humores…alguns cientistas dizem que sou um tectosilicato outros dizem que sou um óxido (hum!)
Mais uma adivinha: Eu e os meus colegas de prateleira somos considerados nativos ou solitários…mas não nos importamos! Só não gostamos das confusões que, por vezes, se fazem por causa de nós.
A “caixa negra” esconde um segredo, que os mineiros de fundo de mina conhecem e utilizam há muito tempo. Minerais que os nossos olhos não distinguem com luz natural podem ser reconhecidos com outros tipos de radiação, nomeadamente Radiação Ultravioleta. Aceita o desafio e descobre o mineral que emite luz banca.
Muitas são as técnicas e as propriedades usadas para identificar e caracterizar os materiais. Vais agora entrar na dimensão submicroscópica. Na pequena demonstração com raios X que preparámos, que propriedade foi usada para determinar a estrutura cristalina dos minerais?
Há quem lhe chame o "ouro negro", vá-se lá saber porquê ! Agora que assististe a um pequena apresentação, vamos ver se ficou alguma coisa!
Das seguintes condições necessárias para a formação de Petróleo, uma delas é falsa. Identifica-a:
Qual das sequências para a formação de um Reservatório Petrolífero é que está certa?
Quais destas são actualmente fontes de energia alternativas ao petróleo?
A instalação e as experiências da Sala de mineralogia envolvem um dos bens mais importantes para a Vida na Terra - a ÁGUA. A água que bebemos a partir de agora conheceremos.! Em que zona do País as águas termais são fortemente cloretadas-sódicas?
A que tipo de rocha estão associadas as águas termais das Caldas de Monchique?
A condutividade eléctrica de uma água termal é um bom indicador:
As rochas também adoecem?
Para a estas perguntas responder à lupa vais ver e um poster terás de ler....
Mas para começar vais ter que te orientar...
Qual o rumo a tomar para na Galeria do Museu entrar?
As rochas mais aplicadas em Património Cultural Construído são:
As eflorescências são:
As crostas negras resultam da interacção entre os contaminantes atmosféricos e:
Os sais mais perigosos para a pedra formam-se:
Os pombos, são nocivos para a pedra aplicada em Património Cultural construído, fundamentalmente por:
O que observas à lupa binocular nas amostras de crostas negras?
O que observas à lupa binocular nas amostras de eflorescências?
O que observas à lupa binocular nas amostras de colonização biológica?
Para as perguntas abaixo responder um poster terás de ler...
Quais as aplicações da Prospecção Geofísica no estudo e resolução de problemas ambientais?
O método de resistividade eléctrica é uma das técnicas de prospecção geofísica aplicada no estudo de problemas ambientais. Em que consiste?
Nos casos de estudo apresentados de que côr estão definidas as zonas contaminadas? Qual a resistividade que lhes corresponde?
Nos exemplos apresentados quais as informações obtidas com o método de resistividade?
Quais as 5 palavras do solocruzadex